quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Propagandas de ônibus pela ordenação de mulheres já circulam em Londres


Quinze ônibus que circulam pelas ruas do centro de Londres começaram a levar hoje cartazes com a frase "Papa Bento, Ordene Mulheres Já", duas semanas antes que o Pontífice inicie uma visita oficial ao Reino Unido.

A reportagem é da agência Efe, 30-08-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Os cartazes têm um custo de 18.300 euros, patrocinados pelo grupo Ordenação de Mulheres Católicas (CWO), que às vésperas da apresentação das propagandas denunciou que a hierarquia católica quer silenciar qualquer debate sobre essa questão.

Pat Brown, porta-voz do CWO, assegurou que existem sacerdotes católicos que respaldam a iniciativa, que estará representada nos ônibus londrinos durante quatro semanas, mas que não se atrevem a tornar público o seu apoio por medo de uma represália disciplinar.

Brown, católica praticante e ativa em uma paróquia de Leeds (norte da Inglaterra), acrescentou que conhece pessoas que trabalham para a Igreja Católica às quais se exigiu que não façam parte do CWO.

Concretamente, a porta-voz do CWO citou o caso de uma professora de uma escola católica, que há algumas semanas foi ameaçada com a demissão se não se desvinculasse imediatamente dessa campanha pela igualdade das mulheres no seio da Igreja de Roma.

"Proíbem-nos discutir esse assunto em público. Por exemplo, não podemos realizar debates nas dependências das paróquias. É por isso que nos vemos forçados a tomar medidas extremas como essa", manifestou Brown sobre a decisão de publicizar os cartazes.

A ativista destacou que "não se pode proibir que as pessoas falem sobre algo, porque não é a forma britânica de se fazer as coisas".

No começo do ano, o Vaticano declarou a ordenação de mulheres como um dos crimes mais graves na Igreja Católica. Andrew Faley, vice-secretário geral da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, afirmou, com relação a essa campanha, que "a Igreja Católica sempre irá proteger a natureza e a validade do sacramento da santa ordem sacerdotal".

"A tentativa de ordenar uma mulher como diácono, sacerdote ou bispo vai contra o entendimento essencial do ministério no seio da Igreja Católica e das Igrejas do Ocidente", afirmou.

Bento XVI estará no Reino Unido entre os dias 16 e 19 de setembro, na primeira viagem oficial de um Pontífice a esse país e na qual visitará a Inglaterra e a Escócia.

A visita anterior de um Papa a esse país, onde se estima que haja 6 milhões de católicos, foi a de João Paulo II, em 1982, mas nessa ocasião tratou-se de uma viagem pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário